São Luís/MA

A cidade foi fundada em 1612, na ilha de São Luis, às margens da baía de São Marcos, do oceano Atlântico e do estreito dos Mosquitos.

Seu clima é tropical, quente e semi-úmido da Zona Equatorial. São Luís tem duas estações distintas: o verão, de julho a dezembro, e o inverno, de janeiro a junho. O verão é quente e seco com ventos frescos e o inverno é chuvoso.

São Luís tem atrativos o ano todo. Durante período de junho a dezembro, chove pouco e o vento constante ameniza o calor. A temperatura média anual varia de 23º a 33º. De janeiro a junho acontece a estação chuvosa - o inverno da região - época das frutas e da pesca farta.

Uma dica para quem vai até São Luís é visitar os Lençóis Maranhenses. O lugar é belíssimo e a melhor época para o passeio é após a estação chuvosa, quando as lagoas estão cheias.

As festas acontecem durante o ano inteiro. Além dos clubes e bares de reggae, que funcionam diariamente, há sempre apresentações de grupos de tambor de criola nas ruas e praças. Após o carnaval começam as festas religiosas que acontecem nos meses de março e abril com procissões pelo centro histórico.

Em São Luís destaque para o Centro Histórico, que passou por um grande programa de restauração durante o governo Roseana Sarney. O conjunto é um dos mais significativos do Brasil, com cerca de 3500 imóveis dos séculos XVIII e XIX distribuídos principalmente pelos bairros da Praia Grande, Desterro e Portinho. Conta com lojas, cinema, museus, bares, restaurantes e hotéis. Em Alcântara também se destaca seu harmonioso conjunto arquitetônico. E em São José de Ribamar a tranqüilidade, belas paisagens e mesa farta e saborosa, com deliciosas peixadas e peixe pedra frito, justificam uma visita.


Fonte: Portal do Governo do Estado do Maranhão

Flag Counter