Rio Branco/AC

Rio Branco, a capital do Estado do Acre, foi fundada em 13 de junho de 1904, com o nome de seringal Empresa pelo cearense Newtel Maia. É cortada pelo rio Acre que divide a cidade em duas partes, denominadas primeiro e segundo distritos. Principal portão de entrada e saída para visitantes.

Visitar Rio Branco é conhecer sua história, o folclore e ficar encantado com o rico artesanato acreano, os pratos típicos e doces caseiros, além das saborosas frutas regionais.

Quem visita Rio Branco, não esquece sua história, hospitalidade do seu povo e o calor de sua gente. É a marca do passado que encanta o presente.

Rio Branco oferece várias opções de lazer, com bons hotéis, restaurantes de comidas típicas regionais, locadoras, agências de viagem, diversos bares e boates, cinemas, shopping e galerias para suas compras.

A porção territorial que hoje corresponde o Município de Rio Branco, inicialmente sede do departamento do Alto Acre, foi formada como entreposto comercial avançado da economia mercantil da borracha, e reconhecida desde as primeiras expedições realizadas pelo sertanista Manoel Urbano da Encarnação.

Em 28/12/1882, foi explorada por Neutel Maia, que se instalou no mais importante aglomerado da localidade, o seringal Empresa, situado a margem direita do Rio Acre, onde havia grande concentração de seringais e onde era extraído o melhor látex e produzida a maior quantidade de borracha do Alto Purus.

Com Coordenadas Geográficas de 9 °58’29’’ (s) e 67° 48’36’’ (W.Gr) e uma altitude de 152,5 m, Rio Branco situa-se em ambas as margens do Rio Acre, sua topografia a direita (na região hoje denominada por 2 Distrito) formada por imensa planície de aluvião, enquanto que o solo a margem esquerda, caracteriza-se por sucessão de aclives suaves.

Fonte: Secretaria de Turismo do Estado do Acre.

Flag Counter