Belém/PA

A cidade de Belém foi fundada em 12 de janeiro de 1616 pelo Capitão-mor Francisco Caldeira Castelo Branco, encarregado pela coroa portuguesa de conquistar, ocupar, explorar e proteger a foz do rio Amazonas contra os corsários holandeses e ingleses. Em 1751 tornou-se capital do Estado do Maranhão e do Grão-Pará, que abrangia todo o extremo norte do Brasil, quando era chamada de Santa Maria do Grão Pará.

Numa península habitada pelos índios Tupinambás, estrategicamente situada na margem direita da foz do rio Guamá, onde este rio deságua na baía do Guajará, foi erguido o Forte do Presépio, marco inicial da cidade. O Forte, em seguida, o colégio e a igreja dos Jesuítas formaram o núcleo original da cidade que, posteriormente, seria denominada de Santa Maria de Belém do Grão-Pará. Hoje, toda esta área faz parte do roteiro turístico obrigatório de Belém e integra o Complexo do Ver-o-Peso. Um dos marcos da cidade é o Mercado do Ver-o-Peso, onde centenas de barcos aportam.

Segundo dados do Censo-2000, a população do município de Belém corresponde a aproximadamente 1.281.279 habitantes, incluindo a população insular, de 54.052 habitantes. Limita-se ao norte com a baía do Marajó; ao sul com o Rio Guamá e município de Acará; a leste com municípios de Ananindeua, Santo Antônio do Tauá, Santa Bárbara do Pará e Marituba; a oeste com as Baía do Guajará e do Marajó.

A rede hidrográfica de Belém é formada por baías, rios, igarapés e furos que se distribuem por entre a porção continental e pela região insular de Belém, com destaque para a Baía do Marajó, Baía do Guajará, Baía de Santo Antônio, Baía do Sol, Rio Guamá, Rio Pratiquara, Rio Murubira, Rio Mari-Mari, Igarapé Val-de-Cans, Igarapé do Una, Igarapé do Tucunduba, Igarapé Combu e Furo do Maguari.

Conhecida como Cidade das Mangueiras, pelo grande número de árvores existentes que formam túneis verdes nas suas avenidas principais, Belém tem as temperaturas mais quentes de julho a novembro, com mínima de 20 e máxima de 38 graus. O período mais chuvoso vai de dezembro a maio. A também chamada de Cidade Morena possui dois terços de seu território formado por 55 ilhas, Belém é a maior cidade na linha do Equador e o principal portão de entrada da região, considerada, por isso, como Metrópole da Amazônia.

Fonte: Prefeitura Municipal de Belém/PA

Flag Counter