Vitória/ES

Vitória. Esta cidade não poderia ter outro nome. Repleta de encantos e tesouros, possui uma beleza ímpar e um povo singular. É impossível resistir à sedução desta doce ilha, tão rica em belezas naturais, uma curiosa cultura, culinária esplendorosa e uma gente hospitaleira e repleta de alegria.

A cidade oferece um passeio por quase 500 anos de história, Vitória, a bela capital do Espírito Santo, é uma metrópole ímpar!

Pelas ruas da cidade portuária, navega-se na secular história contada por igrejas, fortes, escadarias e construções ecléticas do início do século XVI, mas a terceira capital mais antiga do País harmoniza o passado com o futuro, compondo suas paisagens com arrojadas construções e prédios antiquíssimos.

Na baía da Ilha de Vitória está situado um dos mais importantes complexos portuários do País. Dos 11 portos do Espírito Santo, dois estão na Capital, inclusive o mais antigo deles, o Porto de Vitória, às margens da área central da cidade, em frente ao Palácio Anchieta, sede do Governo Estadual. Pela avenida Beira-Mar, que margeia o Centro da cidade e o mar da baía, é possível contemplar uma imagem espetacular: carros e navios lado a lado, como se estes dividissem uma mesma pista.

As pontes também são uma atração à parte na Ilha de Vitória. A cidade atravessa o mar rumo ao continente em seis pontes. A maior obra pública já realizada no Estado é a Ponte Darcy Castelo de Mendonça, ou Terceira Ponte. De seus 3,33km de extensão, tem-se uma belíssima visão da baía de Vitória, das praias, ilhas, portos e, também, do Convento da Penha, situado no município Vila Velha.

A paisagem natural também surpreende pela variedade. Da luminosidade e do calor do mar ao aconchego verde das encostas percorre-se a distância com um olhar. Em aproximadamente 105km² de área, o município reúne ilhas, praias, reservas naturais da Mata Atlântica e um belíssimo manguezal. Os parques, as belas praias, os passeios de escuna, os esportes náuticos, a pesca oceânica e a excelente gastronomia são algumas das atrações que a cidade oferece aos moradores e visitantes.


Vitória é ainda a única cidade no mundo a deter, consecutivamente, dois recordes mundiais de pesca oceânica do marlim. Em Vitória, a corrente de águas quentes, habitat natural dessa espécie, passa muito mais próximo que em outros lugares, possibilitando maior concentração de peixes e a diminuição dos custos da prática do esporte.

Vitória é mar, lazer, porto, natureza, ilha. É o centro e o símbolo da história, cultura e economia do Estado do Espírito Santo.


Fonte: Prefeitura Municipal de Vitória

Flag Counter