Bahia

Nos primórdios, sua história confunde-se com a do Brasil, pois foi em Porto Seguro, Bahia, que primeiro aportou a frota de Pedro Alvarez Cabral, em 1500. Sua capital, Salvador é uma linda cidade e os baianos tornam sua visita cheia de fascínio e alegria. Na fase republicana, a Bahia notabilizou-se pela Guerra dos Canudos que, por sua vez, propiciou a obra prima da literatura brasileira, "Os Sertões", de Euclides da Cunha. As cidades praianas, com imensos coqueirais, desde Ilhéus, Santa Cruz de Cabrália, Porto Seguro e Prado, além das Ilhas de Itaparica, Maré e Frades, deslumbram os visitantes. Merecem uma visita especial: - a cidade histórica de Cachoeira, - as feiras semanais da grande cidade de Feira de Santana e - Itabuna com a "civilização do cacau" e seus personagens vivos e imortalizados pelo escritor Jorge Amado.
Os apreciadores da natureza gostarão de conhecer:
- o Parque Nacional da Chapada Diamantina,
- o Parque Nacional Marinho de Abrolhos e
- o Rio São Francisco para os que gostam de apreciar formas de vida diferentes, descendo o rio numa das gaiolas típicas.
O Pólo Petroquímico de Camaçari e o Centro Industrial de Aratu lideram a economia baiana.
A região oeste do Estado, com enormes fazendas de gado, está em fase de grande desenvolvimento, pela proximidade com a Capital da República - Brasília.
Sua capital, Salvador é um dos Portões de Entrada do Nordeste.

Texto e fotos: Embratur

Colabore com nosso site, enviando matérias ou fotos.

Flag Counter