Alagoas

Uma inigualável sucessão de magníficas praias, concentradas numa extensão de 230 Km, caracteriza o litoral deste Estado de 27.731 Km2. Aí, o generoso sol do ano todo, filtrado pela imensidão de coqueirais à beira-mar, revela uma das mais fascinantes paisagens do Nordeste Brasileiro, beneficiada pelas facilidades de acesso e pela tranquilidade de uma natureza quase intocada, junto à qual se preservam importantes conjuntos arquitetônicos e históricos.

No centro dessa privilegiada região, visitada pela primeira vez em 1501, por Américo Vespúcio, está a bela capital, Maceió, com seu variado conjunto de atrações, dotada de todos os recursos que garantem roteiros seguros para se conhecer o que Alagoas tem de melhor. Muito próximo, ligada por rodovia asfaltada e com pontes sobre as lagoas que recortam a paisagem da região, fica a histórica Marechal Deodoro.

No extremo sul, junto ao rio São Francisco, que divide Alagoas e Sergipe, a também histórica Penedo, a 185 Km da capital. A partir de Maceió, na direção norte, outra sucessão de praias bordadas de coqueiros está no caminho até Maragogi, passando por Floriano Peixoto (berço do Marechal Floriano), Barra de Santo Antônio e Porto Calvo. Mas Alagoas é ainda mais do que mar, sol e história. Sua culinária típica, onde estão presentes peixes, camarões e frutos do mar - entre eles o sururu, apanhado nas lagoas que cicundam Maceió - está entre as mais estimulantes do Nordeste.

O turismo alagoano não se resume a Maceió portão de entrada principal. Há agradáveis surpresas no interior do Estado. Pensando nisso, a Secretaria do Turismo e Esportes elaborou ano passado o Plano estadual de Turismo, que contempla 48 municípios.

Inicialmente, apenas 19 municípios com potencial turístico já consolidado estão sendo trabalhados, num trabalho que divide o estado em nove Regiões de Interesse turístico: Maceió, Cânions do São Francisco, Costa dos Corais, costa dos Coqueirais, Celeiro de Tradições Regionais, delta do velho Chico, Região das Lagoas, Região dos Quilombos e Região das Tradições Culturais.

O referido Plano, que tem projetos para os próximos quinze anos, prioriza os princípios de sustentabilidade no campo econômico, ambiental, sócio cultural, e contribui para a melhoria da qualidade de vida da população nos municípios beneficiados.

Das nove regiões do Plano estadual de Turismo, a Setures está atuando em sete dos 9 roteiros, onde os trabalhos estão mais avançados.

Fonte: EMBRATUR

Flag Counter